Indústria dos games é a maior do mundo: mas por que está tão ruim?

Você sabia que hoje a indústria dos games é a maior do mundo? Sim, apesar das demissões em massa no setor, ela não para de crescer e já tem mais de 40% da população global jogando. De acordo com dados da consultoria Newzoo, já são mais de 3,3 bilhões de gamers no planeta.

Indústria dos games: aumento do número de jogadores.

Insano não é mesmo? Mas vamos dar uma olhada com calma para ver o que esses números significam. Será que faz sentido a indústria dos games estar indo de mal a pior mesmo com essa quantidade de jogadores? Bora analisar tudo isso com calma.

A indústria dos games é a maior do mundo: números impressionantes

Já faz algum tempo que os games são uma das principais fontes de entretenimento para uma galera. Mas de acordo com o levantamento da Newzoo feito no ano passado, nunca tanta gente se dedicou aos jogos eletrônicos quanto atualmente.

Isso se traduz também no ponto de vista financeiro. De acordo com esse relatório, em 2023 a indústria movimentou cerca de 188 bilhões de dólares no mundo. Isso equivale a 925 bilhões de reais. E falando em reais, o Brasil tá forte no meio desse mercado.

A indústria dos games é a maior do mundo: números impressionantes.

Por aqui, cerca de 70% da população do Brasil participa da indústria dos games jogando alguma coisa. Isso inclui consoles, dispositivos móveis e computadores. Realmente, esses são números simplesmente impressionantes. Mas o que eles significam?

Um paradoxo em meio ao sucesso

Sim, a indústria dos games é a maior do mundo e seus números são gigantescos. Mesmo assim, nos últimos tempos testemunhamos uma série de pessoas sendo demitidas de empresas que são verdadeiras gigantes no setor. Então quer dizer que ele está em crise?

Não necessariamente. Há vários motivos que justificam essas demissões em massa. A indústria dos games não vai acabar amanhã, mas ela tem sofrido alguns golpes fortes:

  • Primeiro, a facilidade atual para desenvolver games tem inundado o mercado de títulos. Plataformas como a Steam e a Epic recebem milhares de títulos de preços diversos;
  • Além disso, mesmo 40% da população mundial estar envolvida com jogos, não significa que toda essa galera gaste com games. Muitos podem jogar apenas títulos grátis ou então baixa-los de forma pirata;
  • Outro fator que contribui para essas demissões é a piora das condições de mercado para muitas empresas. Há uma queda de investimentos no setor, que está contando agora com apenas com seu público-alvo como fonte principal;
  • Por fim, o surgimento de novas tecnologias está automatizando o trabalho de muita gente. Nesse sentido a gente pode citar a IA tomando o lugar de vários desenvolvedores.

Veja também: Skull and Bones: do hype a polêmica

Hoje a indústria de games é a maior do mundo, mas e amanhã?

A resposta está no próprio levantamento da Newzoo, que também levou em conta projeções para os próximos anos. Até o ano de 2026, a empresa estima que a indústria dos games deve crescer mais 1,3%. Ou seja, tudo indica que chegará na casa dos trilhões de reais. Por isso, não importa o que acontecer no futuro, a indústria de games é a maior do mundo e esse título não deve ser tirado dela tão cedo.

E aí, o que achou? Deixe seu comentário e sua avaliação abaixo!

0 0 votos
Curtiu?
Notifique-me
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Receba jogos, apps e eBooks de graça por tempo limitado e mais promoções no seu WhatsApp ou Telegram! É de graça!

Quase lá  :)

Para finalizar, confirme seu email acessando o link que enviamos para ele.

Nesse email você também receberá os dados do seu cadastro!