Compra de estúdios: o alerta de Shawn Layden, ex-PlayStation

A compra de estúdios por parte de empresas maiores é uma questão super atual dentro do mundo dos games. E para Shawn Layden, que fez história como líder do departamento da Sony ao longo de décadas tem uma forte opinião sobre isso.

Compra de estúdios: o alerta de Shawn Layden, ex-PlayStation.

Layden, que atualmente trabalha como consultor estratégico da Tencent, deu uma entrevista recente para o podcast Lan Parties. E suas opiniões sobre estúdios maiores comprando menores e consequentemente a preservação do patrimônio gamer são fortes. Dá só uma olhadinha.

A visão de Layden sobre a compra de estúdios por outras empresas

Em certo momento da entrevista, Shawn Layden foi perguntado sobre a aquisição da Blizzard pela Microsoft. E, segundo ele, a questão mais preocupante com relação a esse tipo de aquisição é a criativa. Afinal de contas, a mudança de chefia dessas empresas muda seus interesses.

Assim sendo, conforme Layden, esse processo pode afetar a criatividade dentro das empresas menores. Isso porque, em sua visão, ao serem compradas por estúdios maiores podem deixar de lado seus títulos e priorizar jogos mais importantes de companhia que as adquiriu.

E de fato, essa é uma questão relevante e bastante delicada. Exemplos disso não faltam dentro da história dos games. E isso leva a um segundo ponto na entrevista do responsável estratégico da Tencent. Este se refere especificamente a conservação do patrimônio gamer.

Um problema preocupante para Shawn Layden

De uma forma indireta, a compra de estúdios menores por empresas maiores traz outro tipo de problema. E Layden se refere a ele como a conservação do patrimônio gamer. Isso porque, de acordo com suas observações, podem haver problemas na preservação estrutural dos jogos.

Um problema preocupante para Shawn Layden.

Nesse sentido, ele se refere especificamente a fatores como documentos de trabalho, códigos-fonte, cópias de jogos e materiais. Em meio a um ambiente onde o digital domina cada vez mais aspectos dessa indústria, trata-se de uma preocupação genuína.

Shawn Layden afirmou que espera ações eficientes de mais pessoas da indústria em prol da conservação do patrimônio gamer. Conforme ele, é criminoso não proteger tudo isso de uma forma melhor. Em sua visão, não são produtos descartáveis e sim algo que durará muito tempo.

Veja também: BlizzCon 2023: anúncios do evento que merecem atenção

Como evitar a perda de patrimônio gamer com a compra de estúdios?

Ao finalizar a sua entrevista, Shawn Layden deu o exemplo de como a França lida com o seu patrimônio cultural. O país opera sob o chamado Depósito Legal. Desde 1992, editores de jogos que distribuem seus produtos no país precisam deixar uma cópia em sua biblioteca nacional.

Outro fator de destaque é que desde 2006, há a obrigatoriedade do depósito legal digital. Dessa forma, games em nuvem, sites e softwares digitais devem constar em uma base de dados no país. Para Layden, essa é uma ótima solução para se adotar em âmbito global.

Agora cabe a indústria e a própria comunidade gamer avaliar essas informações. Será que no futuro o patrimônio gamer de toda e qualquer indústria será preservado? E mesmo com a compra de estúdios por parte de empresas maiores, ele se manterá? Só o tempo vai dizer.

E aí, o que achou? Deixe seu comentário e sua avaliação abaixo!

0 0 votos
Curtiu?
Notifique-me
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Receba jogos, apps e eBooks de graça por tempo limitado e mais promoções no seu WhatsApp ou Telegram! É de graça!

Quase lá  :)

Para finalizar, confirme seu email acessando o link que enviamos para ele.

Nesse email você também receberá os dados do seu cadastro!