meu-xbox-360-não-liga
Tutoriais & Dicas Xbox

Xbox 360 não liga? Luz Vermelha? Saiba o que fazer e como prevenir

Quando seu Xbox 360 não liga, o maior problema são as tão temidas “luzes vermelhas da morte” (conhecidas como 3RL, abreviação de Tree Lights of Death. As “Três Luzes Vermelhas da Morte”, em português) são um dos problemas mais comuns do console da Microsoft. Isso rola principalmente em modelos mais antigos do Xbox 360.

Esse problema foi constatado com maior frequência nos países que apresentam temperaturas mais altas (que no caso do Brasil em boa parte é tropical). Isso porque as 3RL indicam que há um problema de hardware, que geralmente é uma deformação na placa-mãe, provocada, na maioria das vezes, por superaquecimento do console.

xbox-360-não-liga
Significado de cada sinalização: Normal, Falha de Hardware, Superaquecimento, Anel da Morte e Cabo errado/sem suporte

E embora contassem com um ventilador no sistema interno, os primeiros modelos do videogame tinham mais possibilidades de apresentar esse defeito, que representa uma falha fatal para o funcionamento do console.

Assim, caso você seja proprietário de um Xbox 360 e queira prevenir o surgimento desse problema, preste atenção nas dicas a seguir.

E caso infelizmente seu querido console tenha se acometido desse mal, não tema! Saiba adiante algumas formas de poder identificar mais claramente a causa do aparecimento das luzes, o que facilita na hora de consertá-lo.

O que fazer quando meu Xbox 360 não liga e apresenta as 3RL?

Veja a seguir algumas soluções recomendadas pela Microsoft quando o Xbox 360 apresentar esse defeito:

Passos a tomar quando o Xbox 360 não liga e apresenta as três luzes

  1. Desconectar e reconectar a fonte de energia:

    Tire o cabo de alimentação da parte de trás do seu console, retirando-o também da tomada. Reconecte o cabo na parte de trás do seu console.

  2. Em seguida, conecte o cabo de alimentação de volta à tomada e à fonte de alimentação.

    Além disso, verifique se as três conexões de fonte de alimentação estão firmes

  3. Se não funcionar, esfrie a fonte de alimentação: 

    Desconecte o cabo de alimentação da tomada e da fonte de alimentação e depois conecte-o em outra tomada. Verifique se a fonte de alimentação está bem posicionada para obter uma boa ventilação. Se mesmo assim, a luz ficar vermelha, a fonte de alimentação precisará ser trocada.

Veja também: Microsoft Rewards: como ganhar saldo na Xbox Live

4 dicas de como se prevenir das “Três Luzes Vermelhas da Morte”

meu-xbox-360-não-liga
  • 1. Mantenha o console em um ambiente arejado: essa é a principal informação que você deve terem mente ao local em que vai posicionar o aparelho. Sempre o mantenha em um local arejado e com bastante circulação de ar. Jamais coloque o console em uma superfície de pano ou carpete, uma vez que esses materiais aumentam o calor do videogame. Caso tenha uma pedra fria, como um azulejo, por exemplo, pode ser usada como base. Isso porque esse material ajuda a amenizar as temperaturas mais altas.
  • 2. Coloque o console em posição horizontal: de fato, as condições para o superaquecimento do console são mais propícias quando ele está posicionado horizontalmente. Então, coloque o Xbox 360 na posição vertical. Isso favorece o controle dos níveis adequados da temperatura interna.
  • 3. Faça manutenções sistemáticas: a limpeza e manutenção dos componentes internos do console é um dos fatores essenciais para evitar o surgimento das 3RL e prolongar a vida útil do videogame. Com o cuidado e conhecimento adequados, é possível realizar esse procedimento por conta própria. Rola até uma série de tutoriais sobre o assunto na internet. Mas o mais indicado é encaminhar o console para uma assistência técnica que conte com profissionais especializados. Assim é mais fácil para remover sujeira e outras impurezas que podem prejudicar o desempenho do console com o passar do tempo.
  • 4. Deixe a área de jogo limpa: sempre limpe com frequência o ambiente que abriga o seu Xbox, mantendo os níveis de poeira no local mais baixos. Limpe as estantes e o próprio console de maneira regular, evitando o acúmulo de pó.

Veja também: Xbox One não liga mais? Veja formas de resolver o problema!

Eaí, seu Xbox 360 liga agora? Deixa sua dúvida, pergunta ou comentário e também a sua avaliação abaixo!

0 0 votos
Gostou?
Notifique-me
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários