Com o fim de toda geração de console de jogos, surge a pergunta implícita: quando finalmente veremos a próxima geração de consoles? Reunimos todas as informações e rumores oficiais que sabemos sobre o PS5, incluindo o que sabemos quando será lançado, o preço do PS5, jogos confirmados e muito mais.
Quando será lançado o novo PS5?
Em 9 de outubro, o blog do PlayStation revelou a janela de lançamento do PS5 no quarto trimestre de 2020 (outubro a dezembro). Isso levou muitos fãs a acreditar que a Sony poderia revelar a data oficial de lançamento do PS5 na E3 2020. No entanto, no início deste ano, a Sony anunciou que não participaria da E3 2020, tornando-se o segundo ano consecutivo em que estaria pulando uma das maiores eventos nos jogos.
Desde então, a ESA confirmou que o E3 2020 foi oficialmente cancelado devido a preocupações com coronavírus. Em março de 2020, a Sony confirmou que o COVID-19 não terá impacto na data de lançamento do PS5.
Qual o preço do PS5?
No momento, não há nenhuma palavra oficial sobre quanto custará o PS5. O arquiteto líder de sistemas, Mark Cerny, disse à Wired “seremos capazes de lançar [o sistema] em um SRP que será atraente para os jogadores à luz de seu conjunto de recursos avançados”.
Isso não nos dá necessariamente um preço fixo, mas poderia sugerir que, dependendo do preço e da disponibilidade da tecnologia usada no PS5, poderíamos ver um console mais caro do que esta geração, mas talvez não muito fora da norma.
Em uma teleconferência sobre o Q3 da Sony em fevereiro de 2020, o CFO Hiroki Totoki garantiu aos investidores uma “transição tranquila”, enquanto a Sony entra na próxima geração de console. Quando questionado, ele compartilhou que muito disso teria a ver com o preço do PS5, o que seria uma “questão de equilíbrio”.
“O que não é muito claro ou visível, é porque estamos competindo no espaço. Portanto, é muito difícil discutir qualquer coisa sobre o preço neste momento. E, dependendo do nível de preços, podemos ter que determinar a promoção que vamos implantar e quanto estamos dispostos a pagar. ”
A Amazon UK adicionou listagens relacionadas ao PS5 e alguns jogos em junho de 2020. As listagens para o console, observadas pela primeira vez pelo usuário do Twitter Wario64, foram marcadas por £ 599,99 ou cerca de US $ 746 USD. Quando o IGN entrou em contato com a Amazon, um porta-voz disse que as listas do PS5 eram um erro.
Quais são as especificações do PS5?
Mark Cerny divulgou bastante sobre o que estará por trás do PlayStation 5. Com um chip AMD em seu núcleo, o CPU é criado a partir da linha Ryzen de terceira geração da AMD, com oito núcleos da microarquitetura Zen 2 de 7 nm. O chip também “inclui uma unidade personalizada para áudio 3D”, que deve funcionar através de conversas na TV e som surround, sendo o áudio dos fones de ouvido a melhor opção.
A GPU do PS5 é “uma variante personalizada da família Navi da Radeon” que permitirá o rastreamento de raios acelerado por hardware (a IGN escreveu sobre o que é o rastreamento de raios e por que você deve se importar). Comparada à GPU de 12 teraflop do Xbox Series X, a PS5 GPU possui 10,3 teraflops de potência. No entanto, Mark Cerny observou que era perigoso confiar nos teraflops como o único indicador de desempenho e explicou que a GPU do PS5 é otimizada de outras maneiras que ficam fora da sua contagem de teraflop.
A Sony também confirmou as especificações completas do PS5, que podem ser vistas abaixo:
CPU: 8x Zen 2 núcleos a 3,5 GHz (frequência variável)
GPU: 10,28 TFLOPs, 36 UCs em 2,23GHz (frequência variável)
Arquitetura da GPU: RDNA 2 personalizado
Memória / Interface: 16 GB GDDR6 / 256 bits
Largura de banda da memória: 448GB / s
Armazenamento interno: SSD personalizado de 825 GB
Taxa de transferência de E / S: 5.5 GB / s (bruto), típico 8-9 GB / s (compactado)
Armazenamento expansível: slot NVMe SSD
Armazenamento externo: Suporte a HDD USB
Unidade óptica: Unidade Blu-ray 4K UHD
O PS5 não abandonará a mídia física. De fato, a unidade óptica usa discos de 100 GB e reproduz discos de mídia Blu-ray 4K. O PS5 Digital Edition foi anunciado e deve ser lançado juntamente com o console “regular”.
A maior inclusão no PS5 é uma unidade de estado sólido especializada, que Cerny diz que “possui uma largura de banda bruta maior que qualquer SSD disponível para PCs”. Cerny demonstrou esses recursos ao jogar o Homem-Aranha da Marvel em um PS4 Pro, que tinha um tempo de carregamento de 15 segundos para viagens rápidas. Ele então demonstrou a mesma carga em um devkit, que supostamente era uma versão de “baixa velocidade”, e levou apenas 0,8 segundos.
Cerny destacou que as velocidades do tempo de carregamento não são o único benefício do SSD. Ele pode renderizar mundos em um ritmo mais rápido e permitir movimentos mais rápidos no jogo. Ele também permite que os desenvolvedores parem de usar truques projetados para discos rígidos mecânicos – como ter várias versões dos mesmos dados – que, por sua vez, economizarão nos tamanhos de instalação.
Níveis de energia do console PlayStation comparados
Durante o evento PS5 de março de 2020, Cerny compartilhou que o SSD do console atingiria uma velocidade de pelo menos 5 GB / s, em comparação com os 100 GB / s do PS4. Além disso, a Sony espera reduzir o tempo de carregamento do PS5 para 2 GB em 0,27 segundos, em comparação com o 1 GB do PS4 em 20 segundos. Segundo Cerny, existem cinco objetivos principais para o PS5 e seu novo SSD:
Inicie o jogo em um segundo
Sem telas de carregamento
Design com liberdade
Mais jogos em disco e em SSD
As instalações de patches desaparecem
A Epic Games nos deu uma prévia de uma demo em execução no kit de desenvolvimento PS5 durante a revelação do Unreal Engine 5. A demo chamada “Lumen na terra de Nanite” foi executada em tempo real e apresentou duas novas ferramentas de desenvolvimento: uma ferramenta dinâmica de iluminação global chamada Lumen e uma ferramenta de geometria virtualizada chamada Nanite. A demonstração destacou gráficos foto-realistas e a capacidade de introduzir recursos visuais para filmes com facilidade, ajudando a diminuir a barreira de entrada para desenvolvedores independentes.
O PS5 também terá “instalação configurável”, de acordo com Cerny, permitindo que os jogos sejam instalados em segmentos. Por exemplo, os jogadores podem instalar / remover a campanha e / ou partes de vários jogadores dos jogos para economizar espaço.
Ele também suporta jogos de 8K e, após essa revelação, o IGN quebrou o motivo pelo qual muitas peças precisam se encaixar para os verdadeiros jogos de 8K no PS5.
O PS5 terá capacidade de economia de energia, o que permite usar menos energia quando os jogos são suspensos. A IGN também pediu que um de nossos especialistas em tecnologia detalhasse o que essas especificações do PS5 realmente significam para a próxima geração de jogos.
O que significa ‘3D Audio’ do PS5?
Durante a conferência da Sony, semelhante ao GDC, o arquiteto PS5, Mark Cerny, ofereceu alguns detalhes sobre a abordagem da Sony ao áudio com seu console de última geração. A Sony terá como objetivo “Excelente áudio para todos” com o PS5, com foco específico em centenas de fontes sonoras avançadas, presença e localidade.
O suporte de áudio 3D do PS5 ajudará a trazer uma experiência mais imersiva aos jogos, fornecendo aos jogos som proveniente de todo o local do jogador, bem como o que ouvimos na vida real.
A Sony anunciou que lançaria toda uma linha de acessórios PS5, um dos quais é o fone de ouvido sem fio Pulse 3D. O fone de ouvido apresentará microfones de áudio 3D e com cancelamento de ruído.
Acessórios de hardware PS5

Quais são os jogos PS5 confirmados?
Aqui está a lista de jogos PS5 confirmados:
Assassin’s Creed Valhalla
Astro’s Playroom
Campo de batalha 6
Bugsnax
Cavalaria 2
Refrão
Ao controle
Cygni: Todas as armas em chamas
Death Loop
Almas do Demônio
Destiny 2
Destruição AllStars
DiRT 5
Luz Agonizante 2
Fortnite
Ghostwire Tokyo
Godfall
Deuses e Monstros
Adeus Vulcão Alto
Remake Gótico
Gran Turismo 7
GTA 5
Hitman 3
Horizonte proibido oeste
Jett: A Costa Distante
Kena: Ponte dos Espíritos
Diabo pequeno para dentro
Madden NFL 21
MicroMan
Metal Hellsinger
Moonray
NBA 2K21
nth ^ 0 Infinito renascido
Observer System Redux
Tempestade de Almas Oddworld
Outriders
Pragmata
Projeto Athia
Psyhotel
Erro Quântico
Quarentena do arco-íris seis
Rainbow Six Siege
Ratchet e Clank: Rift Apart
Refazer! Edição melhorada
Resident Evil 8: Vila
Retorno
Sackboy: Uma Grande Aventura
Nexo Escarlate
Solar Ash
Soulborn
Homem-Aranha: Miles Morales
Disperso
O Senhor dos Anéis: Gollums
The Pathless
The Sims 5
Tribos de Midgard
Ultimate Fishing Simulator 2
Vampiro: A Máscara – Linhagens 2
Warframe
Watch Dogs: Legion
WRC 9
Além disso, uma atualização no blog da PlayStation confirmou que a Sony pretende dar suporte à maioria dos mais de 4.000 títulos de PS4 com compatibilidade com versões anteriores do PS5. Isso ocorre após a declaração inicial de Mark Cerny, confirmando que quase todos os 100 melhores jogos para PS4 seriam suportados no lançamento.
O analista do setor David Ahmad foi ao ResetEra em janeiro de 2020 para explicar que a maioria dos estúdios primários da Sony está focada no desenvolvimento para o PS5.
Design do console PS5
O design do console PS5 foi oficialmente revelado durante o evento de revelação do PS5 em junho de 2020. Ao contrário dos consoles anteriores do PlayStation, o console PS5 é predominantemente branco com detalhes em preto e apresenta uma forma muito menos linear. Ele também possui uma luz azul que emite de uma extremidade e pode ser exibida na vertical ou na horizontal.




Console PlayStation 5, DualSense e Acessórios
O que é mais visualmente impressionante é o tamanho do console. Quando comparado ao Xbox Series X, gerações atuais e anteriores de console, o PS5 parece ser o maior de todos os tempos.
Ao lado do console, uma linha de produtos para o PS5 foi exibida, incluindo um fone de ouvido sem fio Pulse “3D”, estação de carregamento DualSense, controle remoto de mídia e uma câmera HD.
O controle PS5 DualSense



A Sony revelou oficialmente o controle PS5 DualSense em abril de 2020. De acordo com o blog da PlayStation, ele manterá muitos dos recursos do DualShock 4 enquanto traz novas funcionalidades e refinamentos ao design. Aqui estão alguns dos recursos confirmados para o controlador DualSense:
Feedback tátil
Gatilhos adaptáveis
Sensor de movimento
Botão Compartilhar substituído por um botão Criar
Microfone embutido e alto-falante integrado
Tomada para fone de ouvido
Os engenheiros de hardware da PlayStation também fizeram alguns ajustes no ângulo dos gatilhos das mãos e atualizações no punho. Também houve “consideração cuidadosa” dada à vida útil da bateria do DualSense, mantendo um bom peso para o controlador.
Em fevereiro de 2020, a Sony registrou um pedido de patente para um acessório de controle que monitoraria o biofeedback, como freqüência cardíaca e suor nos jogos de realidade virtual. Especula-se que este anexo do controlador possa funcionar com um controlador PS5.
O PS5 suporta PSVR?
Boas notícias primeiro: o hardware existente do PlayStation VR será compatível com o PS5. Assim como todos os seus jogos PS4 padrão que são compatíveis com versões anteriores, sua biblioteca de jogos PSVR também deve funcionar na próxima geração. (E isso é empolgante, principalmente considerando todos os grandes e futuros jogos de PSVR que estamos animados em jogar.)
Quanto ao lançamento de um headset PSVR 2.0 adequado com o novo sistema ou a qualquer momento de seu lançamento, Cerny e o resto do PlayStation permanecem preocupados com a possibilidade.
Pré-encomendas para PS5
Infelizmente, não há informações de pré-encomenda do PS5 disponíveis. Quando as pré-encomendas do PS5 forem lançadas, buscaremos dar a maior transparência possível.
Para aqueles que desejam maiores informações sobre o novo console da Sony, o PS5, e muitos outros, acesse nosso blog e verifique as notícias.