Hoje vamos trazer um assunto polêmico: streaming de games x consoles. Não é de hoje que os serviços de assinatura que dão acesso a jogos diversos estão bombando. E a sua popularidade é tão grande que algumas pessoas dizem que eles vão aposentar os videogames.
Mas será que isso é verdade? Não seria exagero pensar assim? Bora explorar um pouco mais sobre o tema e tentar entender a polêmica por trás dele.
Streaming de games x consoles: o que esperar desse embate
Responder a esta pergunta pode ser complicado. Mas uma boa forma de começar é lembrando a evolução de dos consoles e das formas de jogar com o passar dos anos. Afinal de contas, há décadas atrás precisávamos ir até os saudosos fliperamas para ter acesso aos games.
Com o passar do tempo, surgiram os consoles e a variedade de títulos aumentou muito. E como a grana não chegava para comprar todos os games desejados, a saída era recorrer as locadoras de jogos. Estas, inclusive, seguiram firmes e fortes até o início da década passada.
Dito isto, a partir de 2021 essa questão ganhou mais destaque aqui no Brasil. Isso porque o país passou a contar com o serviço de streaming de games diversos. E é aí que muitas pessoas estão defendendo que essa forma de jogar pode enterrar os consoles.
A era digital torna mais confortável o fato de poder escolher o que quiser jogar sem precisar sair de casa. Além disso, a indústria dos games continua a todo vapor, e há muito mais formas de se informar sobre determinado jogo ou franquia.
Veja também: IA no mundo dos games: o que esperar?
Será este o futuro dos games?
Ok, ainda não demos uma resposta para quem ganha no embate de streaming de games x consoles. Bom, o fato é que ainda não podemos afirmar com certeza. Por outro lado, há uma série de benefícios no serviço de games em nuvem que o colocam em vantagem. Nesse sentido podemos destacar, por exemplo:
- Possibilidade de o jogador acessar os melhores e mais recentes títulos do mercado. Um exemplo disso são os serviços de streaming da Nvidia e da Microsoft;
- Excelente acessibilidade, uma vez que os usuários podem acessar esses serviços de vários aparelhos diferentes, como TVs, PCs e dispositivos móveis;
- Preços mais acessíveis e menos custos com relação a outros meios para jogar. Com os serviços de streaming você só precisa de um bom aparelho, como uma Smart TV.
Com base nessas informações, não é à toa que este serviço tem tido tanto sucesso. De acordo com um estudo divulgado pelo instituto Newzoo, até 2025 a tendência é que esse tipo de serviço tenha um total de 86,9 milhões de usuários pagantes em todo o mundo.
Streaming de games x consoles: o veredito
Uma outra informação do Newzoo pode dar uma vantagem final para os serviços de streaming. Isto porque, até 2025, a projeção de crescimento dos serviços de streaming de games é de 45%. Já a de consoles é de apenas 10%. Esse pode ser um sinal de que estamos diante de uma nova realidade no mundo dos jogos eletrônicos. Agora é esperar para ver o que rola.
E aí, o que achou? Deixe seu comentário e sua avaliação abaixo!