
No último sábado (08), tivemos o adeus de Dirt online no PC com o encerramento de dois títulos na plataforma por parte da EA Games. O movimento pegou uma galera de surpresa, já que a empresa tinha anunciado que isso rolaria só em 2026. Mas o que isso significa? Bora descobrir.
O que o adeus de Dirt online no PC diz sobre a EA Games?
Bom, não é de hoje que a empresa está fazendo uma limpa nos seus games mais antigos. A EA Games já encerrou o suporte para versões antigas de títulos como FIFA, NFL e NHL. E agora foi a vez de Dirt Rally e Dirt 4, em um surpreendente movimento antecipado.
É claro que isso traz uma série de especulações. Afinal de contas, porque a EA Games tem tirado as funções de jogatina online de algumas séries icônicas? Há uma série de motivos para isso. Mas podemos citar alguns como principais:
- Uma base de jogadores online muito baixa para esses games;
- Custos operacionais que não são mais vantajosos para a empresa;
- Além disso, questões complexas de licenciamento e contratos;
- E claro, foco em lançamentos mais recentes da empresa.
Então, a gente pode dizer que essas são razões estratégicas que fazem sentido. Só que tem uma galera que acha que a empresa está realmente mal das pernas e este é um sinal. Será?
Um panorama geral da empresa
A antecipação do adeus de Dirt online no PC de 16 de março de 2026 para este novembro pode ser um reflexo da realidade atual da EA Games. Atualmente, a empresa se encontra em um misto de mudança de dono, resultados financeiros meia boca e lucros abaixo do esperado.
Neste ano, a companhia foi comprada por um consórcio de Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita. Depois disso, a EA games apresentou lucros menores neste ano em comparação com os do ano passado. Suas ações tiveram grandes quedas e agora corre para estancar a sangria do caixa. Então, podemos dizer que este é um momento bem desafiador para empresa.





