Na última sexta-feira (03), foi sancionado oficialmente o chamado marco legal dos games no Brasil. E com isso a indústria dos jogos eletrônicos daqui tem muito a ganhar. Não é novidade o quanto o país tem potencial nesse mercado. Mas esse processo pode abrir um novo capítulo na história dela. Entenda o porquê a seguir.
O que é o marco legal dos games no Brasil?
Embora sancionada semana passada, a medida passa a valer a partir dessa segunda-feira (06). A partir da PL 2796/21, esse marco traz novas definições sobre o conceito de videogames e jogos eletrônicos em geral. Basicamente, ele regula a criação, venda, importação e desenvolvimento desses itens, além seu uso comercial.
Como resultado, empresas que produzem consoles e títulos passarão a ganhar muito com o marco legal dos games no Brasil. Isso porque essa galera vai ganhar incentivos bem legais para fazer novas obras e produtos. Nesse sentido, quem quer fazer um jogo, por exemplo, poderá captar recursos em leis culturais como a Rouanet e a Lei Audiovisual.
Outros fatores importantes do marco
A intenção com do marco legal dos games no Brasil é fazer esse mercado crescer por aqui. O país já é uma referência internacional na produção de jogos eletrônicos. E isso rola mesmo sem um grande incentivo, principalmente graças ao mercado de títulos independentes.
Mas agora, com essa regularização, a expectativa é de que a indústria nacional dos games chegue a um novo patamar. Nesse sentido, ela vai trazer várias vantagens para ela, como:
- Diminuição de preços e burocracia para criar, vender e importar consoles e games;
- Geração de emprego e renda para quem deseja trabalhar na área de jogos eletrônicos;
- Criação do CNAE para essa indústria (Classificação Nacional de Atividades Econômicas);
- E ainda, benefícios econômicos para o país, como maior geração de renda.
Curtiu o marco legal dos games no Brasil?
Agora a gente só tem que esperar para ver o que vai rolar a partir desse novo processo. Mais uma coisa é certa: sem dúvidas ele vai dar voz e vez para uma galera talentosa e inteligente colocar o país no merecido destaque da indústria internacional de games.