Dicas para YouTubers Iniciantes em 2021

Você quer dicas para youtubers iniciantes pois está entrando de cabeça nesse mundo digital das redes sociais e da criação e monetização de videos? Ou até mesmo fazendo streamings e gameplays? Esse artigo pode te ajudar, acredite! Falaremos sobre como ter ideias de nomes para canal no youtube, aprender a ter constantemente novas ideias de vídeo para o Youtube, descobrir como softwares e programas para Lives e de edição podem ajudar na sua caminhada, dicas que me ajudaram, e muito mais!

Dicas para YouTubers Iniciantes
No começo, não se preocupe em ter os melhores equipamentos. O imporante é dar os primeiros passos.

Meu nome é Rodrigo, sou um dos integrantes da Equipe GameGratis, trabalho com o YouTube há alguns anos e durante esse tempo ganhei uma boa experiência. Hoje vou listar dicas para youtubers iniciantes, e nem tão iniciantes assim, já que a maioria das dicas foram criadas ao longo da minha trajetória. Espero que possa te ajudar diretamente ou quem sabe abrindo a sua cabeça para outras possibilidades.

Se você já é um/uma youtuber experiente e tem uma sacada legal que não está listada aqui, escreva abaixo nos comentários a dica para youtubers iniciantes terem um pouco de ajuda nessa caminhada que vale a pena.

Bom, então vamos para as dicas e idéias para ter um canal no YouTube de sucesso gravando videos interessantes

1. Pare de comparar seu canal

SEMPRE vai ter um youtuber ou um canal maior ou mais experiente que o seu. Entenda que você sempre deve tentar ser o melhor, contudo sabendo que expectativas muito altas podem prejudicar o seu projeto, e muitas vezes destruí-lo, sendo a maior causa de fracassos na internet de uma forma geral.

É muito bom assistir outros canais como inspiração e aprendizado, mas não exagere. Mantenha o foco no seu canal, em seu desempenho e na sua qualidade para crescer.

2. Trabalhe de forma inteligente no YouTube

Assim como todas redes sociais, o youtube possui um algorítmo que decide quantas vezes, para quem, e quando o seu vídeo será mostrado. Há muitos fatores que alteram a percepção do algorítmo em relação ao seu canal e aos seus vídeos. Alguns deles são: a qualidade do vídeo, a reputação do canal, o engajamento do vídeo, a data da publicação, entre outros fatores.

Podemos fazer outros posts depois para falar só sobre isso, escreva nos comentários se você se interessa.

3. SEO para aparecer no Google

Se você ainda não se deparou com o termo SEO (Search Engine Optmization), é um conjunto de técnicas que visa posicionar uma página nos primeiros resultados de mecanismos de busca online, como o Google, Bing, entre outros. Mas além de aparecer no Google, essas técnicas também são úteis para rankear os videos nos primeiros resultados de pesquisa do YouTube, e consequentemente conseguir mais vizualizações. Existem algumas técnicas que você pode e deve realizar:

1. Use tags

As tags são as marcações que você pode adicionar ao seu vídeo com palavras-chave que ajudam a definir o seu vídeo. Por exemplo, se o seu vídeo é sobre você jogando GTA V, as tags poderiam ser GTA V, gameplay, jogando, games, GTA V RP, entre outras.

2. Dê um título descritivo para o seu vídeo

Seguindo no mesmo exemplo, em vez colocar o título como “Jogando GTA V”, você poderia usar “Gameplay | GTA V #01: O Primeiro Episódio”, para enfatizar que você joga com frequência e que esse é o primeiro episódio da sua série de gameplay se aventurando no GTA V.

3. Escreva uma boa descrição

Não poupe palavras na descrição do seu vídeo. Esse é um ótimo lugar para descrever seu conteúdo, suas redes sociais e website,além de escrever palavras-chave que podem te ajudar a rankear melhor no Google e também no Youtube.

Ideias de nomes para canal no youtube SEO
Hoje em dia, o SEO é indispensável para canais do Youtube profissionais

4. Ideias de nomes para canal no youtube

É muito difícil dar ideias de nomes para canal no youtube, já que depende muito do seu nicho e também é algo bem pessoal na minha opinião. Mas vou tentar te ajudar nisso.

Primeiramente você deve se adequar ao seu nicho ou ao formato do seu canal. Por exemplo, se o seu canal é relacionado a jogos e videogames, você deve escolher algum nome que soa como “moderno”. Palavras em inglês podem dar esse tom ao nome do seu canal, por exemplo.

Uma boa ideia para conseguir abrir a cabeça e começar a pensar em bons nomes é acessar o próprio Youtube e pesquisar por vídeos do seu nicho, por exemplo, “gameplay de jogos”. Assim você encontrará uma enorme quantidade de canais do seu nicho, podendo então avaliar cada um, e obter novas ideias de nomes para canal no youtube, além de perceber definitivamente o que você precisa evitar ao escolher esse nome, que é muito importante.

Escolher um bom nome é muito útil, causa uma primeira impressão boa. Porém lembre-se, não se prenda aqui, não vai ser o nome do seu canal que vai te impedir de fazer sucesso.

5. Se preocupe com o áudio dos seus vídeos no Youtube

Isso é de extrema importância! Mais importante até mesmo que ter excelentes ideias de nomes para canal no youtube.

Um áudio ruim pode sim arruinar completamente um vídeo, seu engajamento, e todo o trabalho que você colocou nele. Se você grava através do seu celular, tenha certeza que seu dedo não tape o buraco do microfone. Treine o hábito de estar sempre checando e se preocupando com o áudio do vídeo, tanto na hora de gravar, quanto na hora de editar ou de fazer o upload para o Youtube. Isso diminuirá muito a chance de ter avaliações ruins nos seus vídeos por causa de um descuido.

Além disso, conforme a sua experiência no youtube aumenta e o retorno também, é bom tentar melhorar os equipamentos de áudio e vídeo, para tornar o canal minimamente profissional.

6. Use programas e softwares nos seus vídeos

Ao fazer lives por exemplo, usar o OBS Studio ou o Stream Labs OBS, pode te ajudar e MUITO a dar uma experiência completamente diferenciada para seus usuários, aumentar a qualidade do canal, aumentar o engajamento dos vizualizadores, entre outros benefícios. Com eles você tem opções infinitas para personalizar sua live. A primeira vista parece muito difícil mexer com o OBS Studio, mas é simples.

O OBS Studio é simples e pode oferecer inúmeras ferramentas e recursos para lives, gravação de tela, webcam e muito mais!

Para editar o seu vídeo, lembre-se: comece com programas simples, senão, há grandes chances de você desanimar da edição de vídeos devido a complexidade de alguns programas. O Windows Movie Maker é uma ótima opção para quem está começando, e pode te ajudar com as funções mais básicas e necessárias.

7. Ideias de vídeo para o Youtube

Assim como disse no número 4 dessa lista de Dicas para YouTubers Iniciantes: dar ideias de vídeo para o Youtube sem saber do canal que se trata, é bem difícil. Ser um criador de conteúdo no Youtube parece simples e fácil para quem assiste, mas quando você entra nesse mundo, começa a perceber que não são mil maravilhas e que assim como as outras profissões, você tem que se dedicar muito e de forma inteligente para prosperar. Mas vamos tentar ao máximo ajudar você com isso.

Como ter ideias de video para gravar

O jeito mais fácil de garantir que nunca falte ideias de video para o youtube é se acostumar a observar e pensar como um criador de conteúdo: observe o seu arredor durante o dia a dia, repare nos videos que você costuma assistir no youtube e na TV, e treine para criar ideias a partir disso. A quantidade de ideias de vídeo para o Youtube que você pode ter em um dia apenas se observar os acontecimentos ao seu redor, é gigante. Sincronize isso ao seu pensamento criativo de produção de conteúdo e pronto, você será uma fábrica de conteúdo que funciona diariamente.

Outra boa ideia para conseguir ideias de conteúdo que NÃO são apenas cópia de outros canais é a seguinte: acesse o youtube e pesquise por palavras que remetam a um nicho completamente diferente do seu. Se você tem um canal de games, procure por culinária, por exemplo. Ao surgir os resultados, observe atentamente os canais, escolha aqueles que a primeira vista são os mais bem produzidos, ou aqueles que parecem se destacar dos demais.

Após isso abra esses videos e assista rapidamente, pode ir pulando o video, você precisa apenas entender o formato do vídeo e as ideias criativas contidas nele. A ideia aqui é pegar pequenos toques, detalhes, pequenas ideias que você nunca tinha visto antes (pelo menos em vídeos do seu nicho). E mesmo que essa ideia não tenha NADA a ver com o seu nicho e a sua audiência, você pode adaptar.

Além de você conseguir ideias diretamente através desses passos, você perceberá que fazendo isso irá abrir a sua cabeça para novas possibilidades e muitas vezes você descobre ideias de vídeo para o Youtube totalmente inovadoras, normalmente as melhores.

Mas se você está procurando por isso, vamos literalmente a algumas ideias de vídeo para o Youtube:

Algumas Ideias de vídeo para o Youtube

#1: Crie vídeos de opiniões sobre acontecimentos, sobre outros youtubers, sobre produtos etc.

#2: Faça uma entrevista com alguém

#3: Responda a opinião de outra pessoa em outro vídeo

#4: Faça tutoriais

#5: Faça reviews de produtos, de filmes, de livros etc

#6: Faça um video de React (reação) a um vídeo que está bombando

#7: Crie um video Paródia

#8: Faça um sorteio para sua audiência

#9: Faça desafios da internet ou que você criou

#10: Faça um tour na sua casa ou no seu estúdio

#11: Mostre suas coleções entre outros

#12: Um dia na vida de outra pessoa

#13: Crie pequenos vídeos (histórinhas) de comédia

#14: Faça vídeos com listas (Ex: Os 5 comentários mais hilários da internet)

#15: Fale sobre sua vida

#16: Fale sobre a sua carreira e sobre o seu canal do Youtube

#17: Faça um Throwback

#18: Faça vídeos documentários (curtos) de qualidade sobre história ou qualquer outro assunto

#19: Discuta notícias que estão bombando

#20: Faça lives e debata com a sua audiência

#21: Faça lives ou vídeos respondendo perguntas que a sua audiência envia

8. NÃO se preocupe tanto com os seus equipamentos

O usuário que está assistindo o seu video se preocupa muito mais com o conteúdo do seu video do que com a qualidade da câmera. É óbvio, deve haver um mínimo de qualidade.

Mas o ponto é, pense em todos os Youtubers famosos que você assiste/conhece, os mais famosos, pense neles e reflita quantos deles será que tinham a melhor câmera, o melhor microfone, o melhor estúdio e o melhor cenário quando eram iniciantes ou até mesmo quando já tinham retorno?

9. Seja consistente e trabalhe duro

Como já dissemos anteriormente nessa lista de Dicas para YouTubers Iniciantes, ser um Youtube é como qualquer outra profissão, as vezes até mais difícil!

Mantenha isso sempre na sua cabeça. Trabalho duro e consistência na postagem e na qualidade dos vídeos é uma das estapas mais fundamentais para um canal de sucesso. Quanto mais videos de qualidade você postar, mais perto do sucesso você vai estar.

10. Divirta-se

É um cliche mas é a pura verdade. Se você criou um canal, foi sobre algum assunto que te interessa bastante, certo? Portanto, use isso a seu favor, você está jogando em casa e a favor da torcida. Agora meu amigo(a), é só demonstrar seu potencial e partir pra cima deles! Seja criativo(a) e principalmente um entusiasta do assunto.

No começo todos são meio travados pois não tem as manhas. Isso aconteceu com todos youtubers famosos e acontecerá em qualquer outro mercado que você entrar. E tem mais essa: o Youtube é relativamente um bebê de tão novo.

Divirta-se, isso aumenta a chance do conteúdo ter qualidade.

11. Interaja com outros canais

Para encerrar temporariamente a nossa lista de dicas para YouTubers iniciantes, vai uma dica que pode ser meio óbvia mas que na realidade pode causar um grande aumento nas vizualizações dos seus videos.

Não precisa ser necessariamente um canal do seu nicho. O principal é: gaste tempo para elaborar um comentário que COM CERTEZA terá várias curtidas e talvez será até notado pelo dono do canal. Escreva no fim do comentário um pouco sobre o seu canal e convide as pessoas para conhecê-lo. Escolha canais grandes com bastante comentários e de preferência videos recentes.

Outra dica, dependendo do tamanho atual do seu canal, você pode ter facilidade em conseguir parcerias, entrevistas e até divulgação em outros canais. Ao entrar em contato com a intenção de somar e agregar valor ao canal do companheiro, você pode aumentar e muito as suas chances de conseguir algo positivo. De preferência entre em contato através de um email de contato.

Espero que tenha gostado dessas dicas para youtubers iniciantes, e se eu consegui te ajudar de alguma forma, compartilhe com os amigos e deixe seu comentário abaixo. Você também pode escrever algo que está faltando nessa lista, assim poderemos melhorar cada vez mais o post.

Já faz parte da nossa comunidade? Quer economizar muito em games? Você pode encontrar várias promoções de games nessa seção do nosso site!

5 1 voto
Curtiu?
Notifique-me
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Receba jogos, apps e eBooks de graça por tempo limitado e mais promoções no seu WhatsApp ou Telegram! É de graça!

Quase lá  :)

Para finalizar, confirme seu email acessando o link que enviamos para ele.

Nesse email você também receberá os dados do seu cadastro!