Como os games estão criando um novo ramo da fotografia

Será que games e fotografia combinam? Não é novidade que os jogos estão cada vez se tornando mais realistas, alguns deles são até confundidos com imagens reais.

Com a chegada da última geração e o lançamento do PS5 e Xbox Series X/S, o potencial para que os desenvolvedores criem gráficos ainda mais espetaculares cresceu bastante.

E assim, com motores gráficos mais parrudos, as ambientações dos games vão se tornando palco para o exercício de um novo estilo de captura de imagens, criado com as ferramentas de edição de foto desses títulos.

foto-realismo-games
Hiper realismo do novo Unreal Engine 5 apresentado pela Epic Games

Dessa maneira, há uma infinidade de experiências diferentes que cada jogador pode ter. Isso tem criado uma espécie de novo “ramo” dentro da fotografia com games, que visa usufruir dos cenários e personagens dos mundos virtuais.

Reconhecimento internacional de games e fotografia

E existem “fotógrafos virtuais”, que inclusive estão recebendo muito dinheiro com essa atividade. É o caso do freelancer Leo Sang, que mora em São Paulo. Sang criou fotos de jogos para campanhas de marketing de grandes publicadoras de games e empresas como Activision e Nvidia.

Em entrevista ao site G1, Sang aponta que é possível extrair momentos genuinamente artísticos dentro dos jogos. Seu trabalho já foi exibido em exposições de arte em Los Angeles e Londres. Isso mostra que a proximidade entre, games, fotografia e a realidade está cada vez menor.

De acordo com ele, a fotografia nos games é viável por conta da sua acessibilidade. Isso porque existem inúmeras possibilidades de cenários que podem ser explorados sem a necessidade de correr riscos comuns à realidade, como ser assaltado ao carregar um equipamento em uma cidade movimentada, por exemplo.

Veja também: Novos preços do PS5: tudo que você precisa saber dos consoles e acessórios

Nova tecnologia da Nvidia permite gráficos ainda mais realistas

Se já é possível capturar fotografias incríveis com os games atuais, uma nova tecnologia criada pela Nvidia (veja o vídeo abaixo) promete tornar as paisagens virtuais ainda mais realistas. Recentemente, a empresa utilizou o game GTA V para mostrar a potência dos gráficos com essa nova ferramenta.

Confira o vídeo que explica a nova tecnologia da Nvidia (em inglês):

Na comparação feita entre o título atual e a nova tecnologia da empresa, é notório o grande salto gráfico. O vídeo impressiona pela qualidade das sombras, reflexos e nitidez das texturas. Assim, ele mostra que os jogos ainda apresentam um potencial gigantesco para refletir imagens e situações reais.

Essa ferramenta utiliza um método de captura da imagem em cada frame, que é verificado pelo computador da Intel. Isso dá um tom de cores que se parece muito com a realidade. Tamanha é a qualidade gráfica, que em alguns momentos fica difícil distinguir se o vídeo foi capturado de um ambiente real ou de um game.

A empresa ainda não divulgou quando esse motor gráfico será disponibilizado ao público, que deve rodar inicialmente somente em computadores de última geração.

hiper-realismo-jogos-nvidia
Como os games estão criando um novo ramo da fotografia

Veja também: FIFA 22: novidades, mudanças, preços e o que vem por aí

Quais games possuem modo fotografia?

Ficou com vontade de exercitar o seu lado artístico? Confira os games que possuem o modo fotografia em suas funcionalidades.

  • Ghost of Tsushima;
  • Zelda Breath of the Wild;
  • Red Dead Redemption 2;
  • The Last of Us 2;
  • Resident Evil 3;
  • Resident Evil Village.

Sabia dessas novidades? Qual a sua opinião? Deixa seu comentário e avaliação abaixo!

0 0 votos
Curtiu?
Notifique-me
Notify of
guest

1 Comentário
Mais Antigos
Recentes Mais Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Receba jogos, apps e eBooks de graça por tempo limitado e mais promoções no seu WhatsApp ou Telegram! É de graça!

Quase lá  :)

Para finalizar, confirme seu email acessando o link que enviamos para ele.

Nesse email você também receberá os dados do seu cadastro!