
Tudo bem que agora é período de férias e tem muita gente aproveitando para pôr a jogatina em dia. Mas e quem joga games em excesso? Um estudo recente mostrou os efeitos práticos no corpo e na mente de quem fica tempo demais nessa atividade. Bora conferir?
Os efeitos dos games em excesso
Para descobrir efeitos práticos da jogatina excessiva no corpo, o professor Mario Siervo da Curtin School of Population Health em Perth, Austrália, analisou a rotina de 317 estudantes. Eles preencheram um questionário sobre seus mais diversos hábitos do dia a dia.
E claro, nesse sentido também tinham perguntas relacionadas ao mundo dos games. E para surpresa (não tão) geral, estudantes que passavam mais de 10 horas por semana jogando acabaram apresentando mais problemas de saúde. De acordo com o estudo, essa galera teve um quadro maior de problemas de sobrepeso e dificuldades para dormir.
Agora, e aqueles que jogavam menos de 5 horas por semana, ou entre 5 a 10 horas? Segundo o estudo eles tiveram níveis bem menores desse tipo de problema. Ou seja, o que o doutor Mario sugeriu foi uma maneirada no hobby para melhor qualidade de vida.
O segredo está no equilíbrio
Se você ficou curioso sobre os detalhes do estudo dos games em excesso, há mais informações em inglês aqui. Agora, vale lembrar que já rolaram várias pesquisas sobre o tema, e muitas mostraram os efeitos negativos da jogatina desenfreada.
Nesse sentido, destaque para quadros de dependência, impactos na saúde física e mental e piora em seus estudos e carreira. Mas se você se dedicar a uma jogatina equilibrada, os efeitos podem ser benéficos. Afinal, estudos acadêmicos também mostraram as vantagens dos games:
- Melhora das habilidades cognitivas;
- Desenvolvimento de raciocínio rápido;
- Maior capacidade de resolver problemas;
- Redução de estresse e ansiedade;
- Melhora das relações sociais em comunidades online.
Claro que tudo é uma questão de equilíbrio. Por isso, o mais importante é considerar estre um hobby mais casual. Assim, não deixe de lado sua jogatina, apenas a equilibre com outros aspectos importantes da sua vida.







