
Pois é meus amigos, que época estranha para se viver. Estamos enfrentando uma contradição no mundo dos games nunca antes vista. De acordo com dados oficiais do relatório State of Video Gaming desta quarta-feira (18), a indústria bateu recordes de crescimento em 2025. Ao mesmo tempo, os investimentos para ela caíram e uma galera foi demitida. E aí fica a pergunta: que está acontecendo?
A curiosa contradição no mundo dos games
Matthew Ball, CEO da Epyllion, empresa que divulgou o estudo, trouxe números animadores para o site GameIndustry. Conforme ele, no final de 2025 o setor de games registrou aumento de 5,3%. Com isso, a indústria chega ao patamar histórico de 195,6 bilhões de dólares.
Mas por mais incrível que isso pareça, a realidade entre as empresas da área é outra. Isso porque, no decorrer do ano passado, o financiamento privado para desenvolvimento de games caiu nada menos que 55%. E aí não teve jeito, rolou uma nova onda de demissões no setor.
Apesar dos cortes terem sido 40% menores com relação a 2024, o último ano registrou cerca de 9,2 mil demissões na empresa dos games. E aí se formos levar em conta os últimos quatro anos, quase 44 mil trabalhadores da área perderam seus empregos.
Mas o que está acontecendo?
Esta contradição no mundo dos games pode ser explicada de forma relativamente simples. Tanto a diminuição de investimentos quanto o aumento de demissões se devem principalmente ao uso da IA no setor. Cada vez mais novas tecnologias surgem para automatizar o trabalho que os desenvolvedores faziam até então.
E aí, como resultado, grande parte dos investimentos que iriam para empresas criarem games estão indo para projetos de IA. Afinal de contas, para a galera que injeta grana vale mais a pena apostar em projetos que possam inovar, cortando custos e automatizando tarefas.
E agora, no meio disso tudo, qual é a solução? Bom, uma grande parte das empresas de games já está adaptando o uso de IA em seu trabalho. Agora é esperar para ver até que ponto esse tipo de processo vai se integrar de forma harmônica na indústria.







