E aí, tá sabendo das últimas novidades da Arábia Saudita no mundo dos e-Sports? O governo local quer investir pesado na área, com campeonatos e competições milionárias. E para isso tá criando um distrito gamer na cidade de Qiddyia para dar uma aquecida nesse mercado por lá. E o que esperar de tudo isso? Bora saber mais sobre o tema.
Qual a ideia da Arábia Saudita no mundo dos e-Sports?
Bom, basicamente o país vê os e-Sports como um mercado de enorme potencial financeiro. Tá, isso não é uma novidade, mas tem outro aspecto importante nessa história toda. Essa pode ser uma forma da Arábia Saudita melhorar sua imagem perante o resto do mundo.
O que rola é que o país tá meio mal na fita no cenário internacional. Afinal de contas, ele é governado por uma ditadura acusada de violar direitos humanos básicos. E aí, a ideia da galera de lá é criar um centro de e-Sports que atraia atenções positivas para o lugar.
E para por esse plano em prática, o país tá investido 38 bilhões de dólares em uma mega estrutura em Qiddyia. A ideia é criar lá um espaço de 500 metros quadrados com arenas para campeonatos internacionais de e-Sports. Além de 73 mil lugares pra assistiras partidas, gamers profissionais terão uma infraestrutura completa para ficar.
Outros planos do país no setor
A entrada da Arábia Saudita no mundo dos e-Sports é um passo adiante no plano do país de se consolidar no mercado de games. Ano passado, a região teve um crescimento de 67% de participação nesse mercado. E não é pra menos, já que atualmente 30 empresas internacionais de grande porte estão produzindo títulos lá.
Assim, aproveitando a onda dos campeonatos, o país também vai disponibilizar HQs dessas empresas para parcerias e contratos. Mas resta saber se isso vai limpar a imagem da Arábia Saudita. No cenário internacional seus líderes tem acusaões de vários crimes, incluindo prisões e torturas. Será que os games limpam a barra do país?