Anunciado Novo Controle da Sony para PS5: DualSense, Notícias e Recursos Confirmados

A revelação do design do controlador para o Playstation 5 finalmente chegou e inclui algumas das previsões dos vazamentos: botão de ombro adaptável acionado com feedback háptico, um microfone embutido para que você possa conversar com amigos sem precisar usar um fone de ouvido

e um novo ‘Criar’ que substitui o botão Compartilhar do PS4.

Além disso, a Sony também está movendo a barra de luzes LED do DualShock 4 anterior da parte superior do controle para o touchpad no PS5. Com objetivo de dar ao LED uma aparência maior, de acordo com a empresa.

O que é interessante é o esquema de cores em dois tons DualSense, preto e branco e sem cores nos botões de rosto. Triângulo, Círculo, Quadrado e Cruz (ou X) ainda estão aqui, mas eles não exibem seus tons habituais.

A Sony diz que esta é uma “mudança radical em relação às ofertas anteriores de controladores e captura o quão forte nos sentimos em dar um salto de gerações com o PS5”. O design em preto e branco provavelmente se estenderá ao console PS5, que é diferente da cor preta usual que a Sony usou para lançar seus consoles desde o PS2.

A Sony não revelou especificações exatas dos controladores PS5 que estamos ansiosos para ouvir, incluindo a duração esperada da bateria. No entanto, afirmou que a equipe se certificou de “manter uma vida útil forte da bateria recarregável da DualSense e diminuir o peso do controle, tanto quanto possível, à medida que novos recursos fossem adicionados”.

Direto ao assunto

O que é isso? A próxima geração dos controles PlayStation 5 da Sony.
Quando está disponível? 2020 (para coincidir com o lançamento do PS5).
Quanto vai custar? A confirmar.

Data de lançamento do controle PS5

O controle Sony PS5 será lançado juntamente com o PlayStation 5 durante o período “Holiday” 2020 – em algum momento entre outubro e dezembro.

Esperamos que o controle do PS5, como o DualShock 4 anterior, funcione não apenas no PlayStation 5, mas também no PC.

A Sony revelou o DualSense Controller ao mundo em uma postagem no PlayStation Blog em 7 de abril de 2020 – dando-nos nosso primeiro vislumbre do gamepad de última geração.

Preço do controlador PS5

O preço para o controle PS5 ainda não foi confirmado, mas com o controle PS4 vendido por cerca de R$ 200,00-250,00, esperamos que o novo controlador seja um pouco mais caro – talvez em torno de R$ 280-350 (suposições usando os valores do DS4).

Isso é pura especulação neste momento, baseado apenas nos recursos confirmados e na estratégia anterior de preços da Sony para controladores. Esperamos que a Sony confirme o preço do controlador PS5 nos próximos meses.

Recursos confirmados do controlador PS5

Já fomos informados de que o controlador PS5 incluirá feedback tátil para substituir a tecnologia de ruído do DualShock 4.

Embora a tecnologia de vibração vista no controle do PS4 vibre intensamente durante eventos específicos do jogo, ela não foi ajustada particularmente à experiência do jogador. O feedback tátil simula o toque, o que significa que o controlador emitirá vibrações ou movimentos para replicar uma experiência de toque na vida real. Isso visa melhorar o feedback do controlador e, portanto, a imersão do jogador.

O controlador PS5 também apresentará gatilhos adaptáveis ​​que, segundo a Sony, “foram incorporados aos botões de gatilho (L2 / R2)”. Esses gatilhos adaptáveis ​​permitirão aos desenvolvedores programar a resistência dos gatilhos para simular ações com mais precisão.

Em entrevista ao Business Insider Japan (traduzido por Gematsu), o CEO da SIE, Jim Ryan, disse:

“O áudio 3D e o suporte de feedback tátil do controle também são coisas que, quando você os experimentar, ficará surpreso com o tamanho da mudança. Mesmo apenas jogando o jogo de corrida Gran Turismo Sport com um controle PlayStation 5 é uma experiência completamente diferente. Embora funcione bem com o controle anterior, não há como voltar atrás depois de experimentar a superfície detalhada da estrada através do controle tátil e jogar usando os gatilhos adaptáveis ​​”.

Ele também inclui um microfone embutido, e a Sony diz que você poderá usá-lo para conversar com seus amigos on-line sem o uso de um gamepad. Claro, para as pessoas que ainda querem um, a Sony diz que ainda os apoiará.

Notícias e boatos sobre o controle PS5

Carregamento sem fio?
Uma nova patente sugere que o carregamento sem fio pode estar em andamento para o DualShock 5. Encontrado por Saqib Mansoor, da SegmentNext, a patente mostra um “adaptador de carregamento sem fio com teclas de controle de jogos para o controle de jogos de computador” e parece mostrar um “carregamento sem fio adaptador que pode ser encaixado em um controle de jogo de computador e pode ser acoplado indutivamente a uma base de carregamento para recarregar sem fio uma bateria no controlador. ”

As imagens que aparecem ao lado da patente mostram o que parece ser um controlador DualShock com um acessório nas costas que mantém o controle carregado com um tapete de carregamento, sem cabos irritantes.

Patentes, no entanto, como todos sabemos, não são garantia. Só porque uma patente foi publicada, não significa que a Sony tenha qualquer intenção de adotar a tecnologia, então isso deve ser tomado com uma pitada cautela.

É interessante, no entanto, que essa tecnologia pareça ser um extra opcional e não incluída como padrão – sugere que, se a Sony optou pelos recursos de carregamento sem fio, poderia disponibilizá-los separadamente e talvez até mais tarde que o console. Manter esse recurso separado também provavelmente manteria o preço do controlador básico mais baixo para aqueles que não estão interessados ​​no carregamento sem fio. Também existe um precedente para os acessórios do controle, dado o recente anexo do botão traseiro do DualShock 4.

Sensores de frequência cardíaca e suor


O controle PS5 pode personalizar sua jogabilidade com base em seus sinais vitais. Isso está de acordo com uma patente da Sony (via Respawn First) que descreve um gamepad capaz de usar feedback biométrico para monitorar os batimentos cardíacos e os níveis de suor dos jogadores, e depois ajustar a jogabilidade com base em suas descobertas.

O resumo da patente descreve um “acessório de sensor de biofeedback para um controle”, que é composto de “um ou mais sensores” que coletam tipos de biofeedback dos jogadores, como frequência cardíaca e níveis de secreção de suor, com certas medições potencialmente indicativas do desempenho de um jogador. Estado emocional.

As informações coletadas visam, então, dar feedback ao provável estado emocional do jogador para o controle e influenciar a jogabilidade de acordo – embora exatamente como isso funcionaria não tenha sido detalhado.

Controle de voz

Uma patente Sony desenterrada (publicada pela WIPO e identificada pela SegmentNext) descreve “um dispositivo do controle que é segurado pela mão do usuário, incluindo um microfone, um dispositivo de apresentação tátil que apresenta um senso tátil para a mão do usuário e um alto-falante.

“Enquanto o usuário está inserindo a voz do microfone, o som do alto-falante é suprimido e o controle da apresentação tátil pelo dispositivo de apresentação tátil é realizado.”

O que isso significa é que podemos estar adquirindo um controle que pode aceitar comandos de voz por meio de seu microfone embutido, assim como alto-falantes inteligentes, como o Amazon Echo range. Claro, isso é apenas uma patente, o que significa que esses recursos controláveis ​​por voz podem nunca chegar ao controlador PS5, mas, dada a importância da tecnologia de voz atualmente, é um dos rumores de que estaríamos dispostos a apostar mais dinheiro .

Vazamento de compatibilidade com versões anteriores?

Houve alguns rumores de compatibilidade com versões anteriores do DualShock 5 e, embora ainda não tenhamos nenhuma confirmação, pode ter havido um vazamento.

Detectada pela primeira vez pela GamesRadar, uma página de comparação de modelos listada pela PlayStation France para o Sony PS4 e PS4 Pro parecia listar os dois consoles como sendo compatíveis com os controles DualShock 4 e DualShock 5, ou “DS4 / DS5”. Uma captura de tela da listagem foi capturada e enviada para Resetera.

É possível que tenha sido apenas um erro de digitação, pois as mesmas informações não apareceram na versão britânica da página. No entanto, a PlayStation falou bastante sobre abraçar a compatibilidade com versões anteriores para esta geração, e eles recentemente revelaram que o PS5 suportará “quase todos” os 100 títulos PS4 mais populares no lançamento. Não saberemos ao certo se o DualShock4 funcionará no PS5.

Botões Traseiros

Uma patente detectada pela LetsGoDigital mostra um controle DualShock com quatro novos botões na parte traseira do dispositivo – possivelmente para atuar como botões traseiros para combinar com os recursos dos consoles do Xbox One.

O design mostra dois botões maiores que podem ser movidos para cima e para baixo e dois botões menores que podem ser pressionados. Parece haver alguma margem para ajustar o posicionamento dos botões de acordo com o tamanho das suas mãos.

Quanto à forma como esses botões serão usados, a patente não entra em muitos detalhes: exceto para dizer que eles serão usados ​​para controlar os personagens dos videogames, então não há surpresas.

Esta é uma patente focada na utilidade e não no design. Além disso, como em todas as patentes, o fato de ser arquivado não significa necessariamente que a Sony a cumpra.

O que nos faz pensar que esses podem ser botões de retorno é que os esboços se parecem com o recém-lançado anexo de botão traseiro da Sony para os controle DualShock 4 existentes. Talvez o DualShock 5 não precise de nenhum anexo.

Imagens vazadas

Nosso primeiro olhar para o próximo controlador PS5 veio de uma patente da Sony vazada. Publicado pelo escritório de patentes do Japão (via VGC), a patente da Sony Interactive Entertainment apresenta projetos para um novo controle que se parece muito com o DualShock 4.

Comparado com o DualShock 4, o novo design do controlador apresenta algumas diferenças importantes. Para começar, o potencial controle do PS5 parece ter um design um pouco mais robusto, microfone embutido, gatilhos maiores, nenhuma barra de luz e bastões menores. Parece também que a porta micro USB do DualShock 4 foi substituída por uma porta USB-C menor, que é colocada na parte superior e não na parte inferior do controlador.

A falta de barra de luz nos faz questionar como o PS5 rastreará o controle quando se trata de jogos PSVR e PS Camera. Normalmente, isso é feito através da câmera PS, então esperamos que o console tenha um meio diferente de rastrear o controle, caso contrário a compatibilidade será prejudicada. A menos, é claro, que a Sony esteja se preparando para passar exclusivamente para o PSVR 2. No entanto, isso não parece provável, pois a Sony prometeu que o PS5 será compatível com o PSVR.

O design que vimos está alinhado com quase tudo o que sabemos sobre o controlador PS5 até agora. Já sabemos que o controlador incluirá feedback tátil para substituir a tecnologia de ruído do DualShock 4.

Controle de jogos em nuvem

De acordo com uma patente publicada pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual em setembro de 2019, a Sony está desenvolvendo um “dispositivo do controle para interatividade do usuário com um servidor de jogos em nuvem” (via Techtastic).

Em outras palavras, um controle de jogos em nuvem funciona como um gamepad normal, mas tem o benefício de se conectar diretamente ao WiFi – melhorando a eficiência de entrada e potencialmente desbloqueando funções de próximo nível.

“O dispositivo do controle se comunica diretamente com um dispositivo de acesso para conexão com uma rede que conecta o dispositivo do controle ao servidor sem se conectar a um dispositivo cliente”, afirma a patente. “Em que o servidor recebe e processa as entradas para renderizar o vídeo do jogo que é transmitido pela rede para renderizar para um dispositivo de exibição que é local para o dispositivo do controle.”

Embora seja possível que essa tecnologia esteja sendo desenvolvida para o PS5 e possa ser essencial no controle do PS5, é mais provável que a veremos ser usado para o serviço de assinatura de streaming de jogos da Sony, o PlayStation Now.

No ano passado, a Sony reduziu o preço da assinatura do PS Now para o Xbox Games Pass, mas pode ser que isso faça parte de um plano de longo prazo para melhorar e investir no PS Now, por isso está na posição da próxima geração de assumir o futuro serviços de streaming de jogos como o Google Stadia.

0 0 votos
Curtiu?
Notifique-me
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Receba jogos, apps e eBooks de graça por tempo limitado e mais promoções no seu WhatsApp ou Telegram! É de graça!

Quase lá  :)

Para finalizar, confirme seu email acessando o link que enviamos para ele.

Nesse email você também receberá os dados do seu cadastro!