
Depois de toda a treta com o uso e esgotamento de memória RAM, temos mais um efeito colateral da IA na indústria dos games. Desta vez, as empresas da área compraram praticamente todo o estoque de HDDs deste ano. E isso afetou a fabricação de PCs e do Steam Deck Oled.
O novo efeito colateral da IA sobre os games
A corrida pelo domínio das tecnologias de inteligência artificial está fazendo as empresas da área investir pesado em recursos e ferramentas. Assim, agora essa galera comprou, virtualmente, todo o estoque de discos rígidos produzidos para o ano de 2026.
Pode parecer exagero, mas vários fabricantes desse tipo de tecnologia já anunciaram que venderam toda a produção do ano. Um exemplo nesse sentido é a Western Digital, uma das maiores fabricantes de HDs do mundo. E aí os efeitos disso no mundo dos games é claro.
O primeiro afeta os consumidores que desejam expandir o espaço de suas máquinas, como no caso dos PCs. E o segundo são as próprias empresas fabricantes de consoles, como o caso da Valve com o seu Steam Deck Oled.
Um duro golpe para os fãs do portátil
Falando especificamente do efeito colateral da IA na fabricação do Steam Deck Oled, a Valve já anunciou que essa versão do portátil saiu de estoque em várias regiões. Nesse sentido, países asiáticos, além dos próprios EUA, estão sem previsão de reabastecimento do console.
E aqui entra um problema tanto para a produção do console quanto para a aquisição de HDDs em geral. Esta escassez deve continuar, pelo menos no curto prazo. Como consequência, o preço desse tipo de acessório vai subir nas alturas, pesando no bolso de todo mundo.
De qualquer forma, uma coisa é certa. O aumento da demanda por tecnologias que sirvam ao propósito da IA está alterando a cadeia produtiva tecnológica mundial. E assim, para gente resta saber como as grandes empresas e o mundo dos games em geral vão reagir a isso.







